Londrina

CMTU lança iniciativa para limpar sinalização de ruas e avenidas; entenda

06 nov 2014 às 18:12

Nesta sexta-feira, às 10 horas, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e funcionários da empresa Dental Clean Brazil unirão forças para a limpeza das placas de sinalização de trânsito na avenida Dez de Dezembro.

Vestidos na cor branca para evocar a paz no trânsito e munidos de baldes com água, sabão neutro e esponja macia, o objetivo é limpar mais de 30 placas num trecho de 700 metros, em média, que fica entre o final da avenida Inglaterra e a entrada do jardim Monte Belo.


Considerada de alta periculosidade, sendo a 1.ª do ranking entre as vias mais perigosas, a avenida Dez de Dezembro tem recebido reforço na sinalização, a exemplo das pinturas horizontais, placas verticais e das faixas bicolores na altura do 4º Distrito Policial, no mês passado. Só neste ano, cinco pessoas perderam a vida na avenida.


Desta vez, a ação visa melhorar a visibilidade da sinalização e prevenir acidentes. Segundo Hemerson Pacheco, diretor de trânsito da CMTU, muitas placas são novas, porém, estão sujas. "Esta é a primeira ação de limpeza dentre várias outras que faremos em parceria com a comunidade: escolas, empresas, igrejas, associações de bairro, universidades, clubes, enfim. O importante é que todos entendam a proposta e somem conosco por um trânsito mais seguro", convida o diretor.


De janeiro até o momento, foram registradas 80 mortes no trânsito, em que 5 foram na Dez de Dezembro. Dos 125 acidentes nesta avenida, com 152 pessoas feridas, foram constatados: 11 atropelamentos, 48 colisões de auto x moto e 27 quedas de moto.


Londrina conta com cerca de 30 mil placas verticais e, por enquanto, a operação "faxina", que integra o programa ‘Londrina escolhe a vida’, não tem data pra acabar. "Daremos continuidade nesta e em outras ações do programa. Em especial para a sinalização, também pediremos apoio de outros órgãos, como a Sema (Secretaria Municipal do Ambiente), para a poda de árvores que encobrem placas em diferentes pontos na cidade", reforça Pacheco.


Na próxima semana, escolas municipais e o Conselho da Pessoa com Deficiência reforçarão a limpeza. "Quando a comunidade entende essa necessidade, de preservação da vida, o valor de cada gesto em prol do coletivo, por menor que seja, faz com que ela enxergue a cidade de uma maneira diferente, contribuindo de forma mais consciente", diz Danielle Pizaia, coordenadora de educação no trânsito da CMTU.

Conforme orientação da Diretoria de Trânsito, só poderão ser utilizados produtos não abrasivos, bem como esponja macia e água, para que a pintura e os adesivos sejam preservados.


Continue lendo