A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) instalou semáforos em três cruzamentos de Londrina. Para entrarem em funcionamento, falta apenas a Copel ligar a energia elétrica.
Os pontos que receberam semáforos foram o cruzamento da Rua Prefeito Faria Lima com a Rua Joaquim de Matos Barreto, próximo ao Lago Igapó 3; a esquina da Rua Amapá com a Avenida Duque de Caxias; e a Avenida Saul Elkind, próximo ao Cemitério Jardim da Saudade, na zona norte.
O diretor de Trânsito da CMTU, Wilson Santos de Jesus, disse que o primeiro semáforo foi motivado pelo intenso tráfego em horário de rush, já que a Faria Lima é um principais acessos à Universidade Estadual de Londrina. "Os motoristas ficavam muito tempo esperando. Agora, cada um terá sua vez de passar".
O semáforo na zona norte foi implantado principalmente para permitir mais segurança na travessia de pedestres, já que aquela região tem muitos estabelecimentos comerciais e grande volume de pessoas.
Já no cruzamento da Avenida Duque de Caxias, havia grande incidência de colisões. "É um local de difícil visibilidade e há muito os moradores pediam um semáforo", justificou Santos.
Ele também disse que dois novos semáforos devem ser instalados, provavelmente, até o final de fevereiro. Os dois pontos são na região central e oferecem dificuldade de travessia em razão da visibilidade ruim. Um é o cruzamento da Rua João Cândido com a Alagoas e o outro é o cruzamento da Mato Grosso com a Espírito Santo.
"Com o semáforo, esperamos que as pessoas que hoje usam a Rua Pará passem a usar a Espírito Santo, já que muito optam pela primeira pela facilidade maior de cruzar a via", avaliou Wilson Santos de Jesus.