A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) iniciou nesta segunda-feira (29), a partir das 11h, a operação “Volta às Aulas”.
A ação tem como objetivo orientar pais de alunos, estudantes e toda a comunidade escolar sobre a segurança viária no entorno das instituições de ensino. Até o dia 23 de fevereiro, a expectativa é que 40 estabelecimentos das redes municipal, estadual e particular sejam visitados.
As atividades de conscientização serão iniciadas nos centros de educação infantil Sossego da Mamãe e Ciepe, localizados, respectivamente, na rua Mato Grosso, 1.754, e na rua Pará, 729, área central de Londrina.
A escolha dos locais ocorreu em razão do número de queixas de problemas de mobilidade registrado na região.
Durante o trabalho, agentes da companhia vão chamar atenção para a importância da utilização das faixas de pedestres; da correta utilização dos pontos de embarque e desembarque; do respeito às vagas exclusivas de estacionamento; do uso da cadeirinha ou do assento de elevação para o transporte de crianças, entre outros cuidados fundamentais para garantir a segurança no trânsito.
A intervenção será acompanhada da distribuição de panfletos informativos e da atuação de estagiários de artes cênicas, caracterizados de palhaço, que vão buscar interagir com o público com abordagens, brincadeiras e esquetes.
O gerente de comunicação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, contou que, antes da estreia da programação, uma cartilha virtual recheada de instruções foi encaminhada ao NRE (Núcleo Regional de Educação), à SME (Secretaria Municipal de Educação) e ao Sinepe (Sindicato das Escolas Particulares de Londrina).
“O material traz dicas de segurança para auxiliar pais e alunos no caminho de casa até a escola, apresentando informações para cada modalidade de locomoção: a pé, de transporte público, van escolar ou veículo comum. A partir do envio que fizemos, os três órgãos farão com que o conteúdo chegue até o responsáveis por meio de grupos de mensagens, por exemplo”, explicou o gerente.
Ribeiro destacou que, a partir da segunda semana da operação, GM (Guarda Municipal) e PM (Polícia Militar) irão unir esforços para, junto com a CMTU, ampliar o alcance da medida. O propósito é que cada corporação visite simultaneamente uma instituição de ensino distinta, a fim de aumentar e diversificar o máximo possível a quantidade de pessoas abordadas.