A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) finalizou, nesta semana, a implantação de espaços exclusivos para motociclistas na avenida Duque de Caxias, no trecho compreendido entre as avenidas JK e Inglaterra, divisa entre a área central e a região sul de Londrina. A demarcação da sinalização especial, já presente em outros pontos da cidade, havia sido iniciada no último dia 19.
Conhecidos como bolsões, os lugares para motos consistem numa extensão de segurança de aproximadamente três metros, localizada entre a faixa de pedestres e a linha a partir da qual os veículos ficam posicionados quando o semáforo está fechado. A solução é utilizada em vários municípios do país com o objetivo de melhorar a segurança de motociclistas e condutores, sobretudo nos momentos de saída dos sinaleiros.
O gerente operacional de trânsito da CMTU, Laercio Voloch, explicou que a decisão pela ampliação da medida ocorreu mediante estudos técnicos de viabilidade, além de observações que indicaram melhora na fluidez e segurança do trânsito, evitando imprensaduras, batidas em retrovisores e outros conflitos em áreas que receberam a intervenção.
Leia mais:
Cursinho para alunos periféricos comemora aprovações no Vestibular da UEL em Londrina
Saiba qual é o próximo passo após aprovação no Vestibular da UEL
Estudantes comemoram aprovação no vestibular da UEL
Londrina promove primeiro mutirão de entrega do cartão Comida Boa em 2025
“Desde que os bolsões começaram a ser implementados em Londrina, percebemos melhoria no fluxo e segurança nesses locais. Separado de carros, ônibus e caminhões, quem está sobre duas rodas evita de ficar nos corredores e aguarda a abertura do sinal com menos riscos”, avaliou.
Voloch afirmou que, em geral, o londrinense tem assimilado bem a novidade e que os casos de desrespeito são poucos. Ele também lembrou que, devido às particularidades de cada região, nem todas as vias têm condições de contar com o recurso. “Além de haver grande circulação de motociclistas, é preciso ter espaço hábil. Pistas mais estreitas, como as das avenidas Maringá e Tiradentes, não comportariam os bolsões”, explicou.
Histórico
Viabilizados em decorrência de regulamentação pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) através da Resolução 550/2015, e complementados em nível municipal por meio da Lei n° 12.872, cujo texto de autoria do vereador Jairo Tamura (PL) foi aprovado pela Câmara Municipal de Londrina (CML) em 2019, os primeiros espaços exclusivos para motociclistas na cidade começaram a funcionar em fevereiro de 2021, na avenida Dez de Dezembro, próximo ao Terminal Rodoviário (TRL).
Em maio de 2022, quatro novos pontos passaram a contar com a medida: o cruzamento das avenidas Lúcia Helena Gonçalves Viana e Brasília; o da rua Vicente Feijó com Brasília; a interseção da avenida Dez de Dezembro com a rua Tremembés e da Dez de Dezembro com a avenida Portugal. (Texto de Danylo Alvares/CMTU)