Londrina

CMTU faz mudanças em linhas que atendem zona leste e norte de Londrina

17 nov 2014 às 11:47

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) alterou os carros que integram a linha 108 – Albatroz. Desde a última segunda-feira (10), os micro-ônibus que faziam o trajeto foram substituídos por coletivos tradicionais. A mudança ocorreu após uma pesquisa da Companhia, que constatou o crescimento na demanda e a necessidade de ampliação no espaço dos coletivos, principalmente durante os horários de pico.

Segundo Wilson de Jesus, gerente de transportes da CMTU-LD, as melhorias têm focado mais qualidade nos serviços para os usuários e também um melhor aproveitamento das linhas, conforme os estudos. "À medida que a zona Leste cresceu nos últimos anos, a adesão da população ao sistema de transporte coletivo naquela área também aumentou. Então, para assegurar a manutenção de uma viagem segura e confortável aos usuários, nós realizamos essa alteração".


A linha 108 atende importantes locais da cidade, como a região do aeroporto, o Hospital Universitário (HU) e parte do Centro. Ela atende com dois carros, faz 47 viagens diárias e transporta cerca de 900 pessoas todos os dias.


Outra mudança foi no itinerário da linha 404 – Heimtal, que passa a atender a região Norte, do Residencial Barra Forest. Também desde o dia 10 de novembro, a linha passou a contar com quatro ônibus nos horários de pico da manhã, três veículos nos horários de pico da tarde (a cada 13 minutos, em média) e um carro nos horários intermediários (a cada 38 minutos), num total de 48 viagens diárias. "A adequação atende a reivindicação dos moradores do bairro para a Companhia, já que antes, o ponto mais próximo ficava a cerca de 500 metros de distância. Por isso, a linha deixou de atender a rua Júlio Cesar Sampaio, sentido bairro, e passou a circular pela rua Lucineide Rodrigues Silveira", explica Wilson.


O trajeto também foi alterado da avenida Saul Elkind para a rodovia Carlos João Strass e rua Amélio Buranelo, sendo considerado mais rápido e seguro. A mudança foi comunicada previamente nos coletivos e no site da CMTU-LD, em que a linha agora atende cerca de 1.150 usuários por dia.

A companhia ainda está levantando se há necessidade de implantar mais pontos de ônibus nesta linha.


Continue lendo