Londrina

CMTU e E-lixo promovem descarte de eletroeletrônicos em Londrina

14 mai 2015 às 17:11

No próximo sábado, 16, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a ONG E-lixo farão a coleta gratuita de eletroeletrônicos no estacionamento do Zerão, em frente à rotatória do Moringão, das 9h às 17h.

A campanha #Desapega, inicialmente realizada com funcionários da CMTU no mês de março, arrecadou 365 quilos num único dia de ação. Dentre os descartes, foi possível recuperar um computador completo, o qual será doado na tarde de hoje, às 16h30, para a Casa do Bom Samaritano, que acolhe moradores de rua – Rua José Fierli, 153, Vila Marizia. Funcionários da Companhia e representantes da E-lixo participarão da entrega.


Para Mariane Takeda, analista ambiental da CMTU, o resultado foi muito positivo, sobretudo para despertar uma mudança de cultura nas pessoas. "A colaboração nos surpreendeu. Coletamos monitores, computadores, peças diversas, cabos, telefones e muitos produtos em bom estado e funcionamento, inclusive. A doação, proveniente do "desapego", também motiva a continuidade do projeto, contando com maior adesão nas futuras ações", incentiva a analista.


Nesta segunda etapa da parceria entre a Companhia e a E-lixo, a coleta será aberta para a população com o objetivo de ampliar o descarte consciente de eletroeletrônicos, uma vez que muitas pessoas não sabem o que fazer com aquele equipamento usado na troca por um modelo novo, jogando-o, incorretamente, no lixo comum ou reciclado, por exemplo. "Observamos que a comunidade não sabe como e nem onde descartar. Então, a ideia é oferecermos esses dias especiais de coleta, o que pode favorecer o reaproveitamento de produtos pela Ong, além do compromisso ambiental e de uma atitude correta e cidadã, para que esse equipamento descartado não vá parar num terreno baldio ou num fundo de vale, irregularmente", orienta Mariane.


Segundo dados da E-lixo, mais de 95% dos materiais são reciclados pela associação, tendo a destinação correta. "Conseguimos recuperar e doar cerca de 25% dos produtos, destinando-os às instituições assistenciais. E ainda, os demais 70% comercializados, sustentam a E-lixo e seus projetos, com a vantagem da destinação adequada e responsável", reforça Alex Gonçalves, diretor.


O que pode ser descartado?
Aparelhos de DVD e de som
Caixas de som
Controles, consoles
Videogame
Aquecedor
Ar condicionado
Bateria de celular e celular
Cabos e fios
Carregadores
CD Room
Centrais telefônicas
Chapinha
Computador
Placa mãe, outras placas, memórias
Conectores
Copiadora, Fax e impressora
CPU, disco rígido e HD
Estabilizador
Fonte, modem, mouse e teclado
Máquina fotográfica
Monitores CRT e LCD
Notebook
Nobreak
Pendrive e similares
Telefones diversos
TVs, dentre outros eletroeletrônicos
Exceção: tubos de monitores (Tv e CRT) serão recolhidos mediante taxa de R$ 5,00

A CMTU também orienta que outros materiais, como entulhos de construção, resíduos verdes (de jardinagem), madeira e reciclados, podem ser levados para o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) na Rua Capitão João Bussi de segunda-feira a sábado. Os descartes devem ser oriundos de pequenos geradores, pessoa física ou jurídica: 1 metro cúbico de resíduo, o que equivale a 8 carriolas de pedreiro, aproximadamente. Mais informações pelos telefones 3379-7968 ou 3379-7946, das 8h às 17 horas.


Continue lendo