A partir da próxima quarta-feira , dia 1º de junho, as infrações registradas pelos radares fixos e de videomonitoramento passarão a ser autuadas. Segundo a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD), as aferições dos equipamentos pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) foram concluídas nesta quarta-feira (25), com os laudos devidamente aprovados.
De acordo com Hemerson Pacheco, diretor de trânsito da CMTU, até o dia 31 serão concluídos os ajustes dos sistemas internos da Companhia. Os agentes municipais também estão sendo treinados para as análises das imagens capturadas.
O diretor esclarece que os locais que receberam as instalações foram definidos pelas características da via, com registros de excesso de velocidade e riscos de acidentes graves. "O nosso principal objetivo é proteger e salvar vidas. Somente no ano passado tivemos 100 mortes decorrentes de acidentes. Temos adotado várias ações que integram o programa ‘Londrina Escolhe a Vida’, com intervenções no sistema viário e campanhas educativas, e já observamos resultados positivos. Acreditamos que a fiscalização eletrônica contribuirá neste sentido; o foco não é a aplicação da penalidade, mas sim, o controle da velocidade e a conscientização dos motoristas sobre o respeito à sinalização. Para quem obedece a lei e dirige de forma prudente, não há com o que se preocupar", diz.
Além da sinalização horizontal, placas personalizadas também foram instaladas no entorno de todos os pontos, chamando a atenção dos condutores sobre a presença dos equipamentos de fiscalização nas vias.
Confira os pontos da cidade que terão radares: