Londrina

CMTU começa limpeza em terrenos baldios

11 ago 2003 às 19:05

Depois de notificados duas vezes, cerca de 20 mil donos de terrenos baldios terão seus imóveis limpos pela administração pública de Londrina. Além de roçar o mato e retirar entulhos, a equipe da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) vai multar os proprietários.

A limpeza começou nesta segunda-feira, na zona sul. De acordo com a diretora de Transporte e Operações, Rosimeire Suzuki Lima, o trabalho deve se estender até o final do ano. Levantamentos do setor de cadastro da Secretaria Municipal de Fazenda apontam a existência de 31.678 terrenos sem edificações na cidade. ''Deste total, mais de 70% (cerca de 20 mil) não são mantidos limpos, índice que consideramos alto. O ideal seria, no máximo, o inverso disso'', calculou Rosimeire.


O trabalho está sendo executado por 40 homens de duas empresas terceirizadas - Ajardini Paisagismo e Paviservice Ltda, ambas de Curitiba - e tem como objetivo diminuir a incidência de insetos, doenças e até mesmo melhorar a segurança (evitar que ladrões utilizem matagais como esconderijo).


''A intenção da CMTU não é penalizar o donos de imóveis, mas sim alertar os moradores sobre a importância de manter o local limpo'', comentou a diretora.

A cobrança das multas e ordens de serviços será calculada por metro quadrado. Um terreno com 250 metros quadrados, cuja limpeza feita por empresas particulares não custaria mais que R$ 40,00, terá uma multa equivalente a R$ 250,00. A CMTU pede para os donos de imóveis que entrem em contato com a prefeitura, caso tenham dúvidas sobre o sistema de limpeza.


Continue lendo