Londrina

Clínica é multada em R$ 25 mil por descarte de órgãos humanos em Londrina

14 nov 2014 às 19:09

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) multou em R$ 25 mil a empresa Clinilab-Clinimagem pelo descarte irregular de pedaços de órgãos humanos em Londrina. O material foi encontrado na quarta-feira (12) durante o processo de separação de resíduos em um barracão da Cooperoeste, na avenida Dez de Dezembro (área central).

Representantes da clínica foram até o IAP na manhã desta sexta-feira (14) e alegaram descuido. De acordo com eles, o material foi deixado em um local aberto, de fácil acesso para os recicladores. O estabelecimento fica na esquina das ruas Bandeirantes e Senador Souza Naves (centro).


O chefe regional do IAP em Londrina, Raimundo Maia Campos Júnior, aceitou as justificativas da clínica. "Não foi uma ação premeditada", destacou, acrescentando que, apesar disso, a situação registrada foi "gravíssima" e expôs os coletores a diversos riscos. Dois deles chegaram a passar mal na quinta-feira (13).


A Secretaria do Ambiente e a Vigilância Sanitária também abriram processos para investigar o descarte irregular de órgãos humanos. A clínica pode, ainda, responder a ações na Justiça pela negligência.

O barracão da Cooperoeste, que recebeu os resíduos hospitalares, passou por limpeza nesta sexta e já foi liberado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). (com informações do repórter Paulo Monteiro, do NossoDia)


Continue lendo