Mapear os problemas no trânsito de Londrina não é tarefa das mais fáceis. Entre as principais reclamações dos motoristas estão a falta de sinalização nas vias, o fluxo intenso de veículos em horários de picos e os frequentes acidentes.
Segundo dados da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), nos seis primeiros meses deste ano foram registradas 42 mortes em acidentes pela cidade. Além disso, mais de 40 mil multas foram aplicadas pelos radares fixos e móveis. Destas, 33 mil foram por excesso de velocidade e 8,6 mil por desrespeito ao sinal vermelho.
A reportagem do Portal Bonde selecionou cinco pontos que apresentam muitos problemas para o trânsito da Londrina. Confira:
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Avenida Saul Elkind
A avenida é uma das mais movimentadas da zona norte e chama a atenção pelo número de acidentes com mortes. Segundo a CMTU, no primeiro semestre deste ano, foram seis. A manicure Ana Carla Foltran, de 36 anos, é moradora da região e passa pela avenida todos os dias. Segundo ela, o maior problema se concentra nos motorista. "Com o recapeamento, a avenida ficou mais rápida. Alguns motoristas abusam da velocidade e os acidentes acabam acontecendo, principalmente em horários de pico", relata.
Rua Humaitá
Essa rua é uma das principais rotas para se chegar à Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a bairros como a Gleba Palhano. Em horários de pico, o número elevado de veículos causa um engarrafamento intenso, atrapalhando a vida dos motoristas. Segundo o vendedor Diogo Massoni, de 28 anos, a via é estreita para comportar o fluxo de veículos. "Há uma parte da rua que é apenas uma mão, na outra, ela se desdobra. Quando os veículos se encontram na rotatória, o trânsito se complica. Precisaria de um alargamento da rua, para resolver a situação. Outro problema é a rotatória em frente ao mercado Quebec, o trânsito trava ali com frequência."
Cruzamento entre as ruas Benjamin Constant, Quintino Bocaiúva e Paraíba
Nesse cruzamento, localizado no centro da cidade, a principal reclamação dos motoristas é a falta de sinalização. Morador da região, Luis Paulo afirma que a reivindicação por um semáforo de pedestres no local é antiga. "Muitos acidentes já aconteceram por aqui. Nós estamos pedindo há anos uma atenção para esse cruzamento. É uma via muito movimentada por veículos e por pedestres, um semáforo seria essencial."
Avenida Harry Prochet (rotatória próxima à barragem do Lago Igapó)
O grande número de veículos que passam por essa rotatória em horários de pico complica a vida dos motoristas. Amauri Ribeiro de Campos é morador da região e passa pela rotatória todos os dias. Segundo ele, ela se torna um caos nos fins da tarde. "Os carros chegam de todas as direções. Há momentos que a rotatória possui duas pistas, em outros são quatro. É muito confuso e perigoso para o motorista. É necessário uma melhoria no local."
Avenida Ayrton Senna (rotatória em frente ao lago Igapó)
A avenida é uma das mais movimentadas de Londrina. Com o crescimento populacional da Gleba Palhano, o número elevado de comércios e a construção de um shopping na região, os os motoristas que passam pela via enfrentam engarrafamentos diários. Segundo o morador da região Rodrigo Nolasco, adequações são necessárias com urgência. "A avenida como um todo é complicada. São muitos veículos e seria quase impossível não gerar trânsito, principalmente na rotatória em frente ao shopping. Seria preciso fazer o alargamento da pista para o tráfego fluir."
O que diz o município
A reportagem procurou a assessoria de imprensa da CMTU, que se comprometeu a enviar uma resposta em conjunto com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) sobre as soluções que estão sendo pensadas para os pontos citados. Contudo, até o fechamento deste texto, a resposta não havia chegado. Assim que ela chegar, o Portal Bonde irá publicá-la.