As chuvas em Londrina devem seguir até a próxima segunda-feira (15), de acordo com a previsão do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná). A entidade também alerta para o risco de tempestades e ventanias nos próximos dias.
As chuvas chegam ao município depois de 41 dias de seca. Além de Londrina, todos os municípios das regiões Norte e Noroeste devem ser atingidos.
O IDR também informou que todo o estado deve presenciar o fenômeno, mas em quantidades diferentes de volume. Até a próxima semana, deve chover de 20 a 30 milímetros por dia em Londrina.
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
A expectativa, segundo a agrometeorologista do IDR Heverly Morais, é de que as águas limpem a atmosfera, que estava criticamente suja devido ao período de estiagem.
O clima seco e sujo causa diversos problemas para a saúde, incluindo uma série de sintomas respiratórios e alérgicos. A baixa umidade do ar ocorre principalmente nos meses de outono e inverno e causa irritação e ressecamento nos olhos, na pele e na mucosa respiratória.
Durante os 41 dias de seca, a umidade do ar, segundo a agrometeriologista, chegou a 20%. Em dias considerados normais, a porcentagem é de 60% ou mais.
Heverly também ressalta que as chuvas podem ocorrer a qualquer hora do dia e o céu deve permanecer nublado. A partir da próxima terça-feira (16), as altas temperaturas e o clima seco retornarão à região.
Temperaturas mais baixas
As temperaturas devem permanecer baixas enquanto houver chuva. Heverly diz que até a próxima segunda as temperaturas máximas devem ficar entre 17ºC e 18ºC. Já as mínimas devem registrar entre 13ºC e 14ºC.
"Por causa do sol encoberto, vai dar essa sensação de frio. Isso até o dia 15 de julho, quando começará a passar esse evento de instabilidade", enfatiza a profissional.
LEIA TAMBÉM: