Quem consumiu caldo-de-cana em quiosques da BR 101 na região de Navengantes (SC) entre os dias 1º de fevereiro e 20 de março deve comparecer ao Centrolab, no prédio do Pronto Atendimento Municipal (PAM), para a realização de exames de diagnóstico da doença de Chagas. A orientação é da Secretaria Municipal de Saúde.
A coleta de exame será feita nos dias 28, 29 e 30 das 7h às 10h.
O surto de Mal de Chagas em Santa Catarina já provocou cinco mortes entre os 30 casos confirmados. Um sexto caso está ainda sob avaliações e outros nove estão em investigação. Estima-se que 50 mil pessoas podem ter consumido o caldo de cana e devem procurar os postos de saúde para fazer exames. O Ministério da Saúde informou que vai enviar o mesmo número de kits para o diagnóstico.
Conforme literatura da área de saúde, o registro de Santa Catarina é o terceiro caso brasileiro em que ocorre a infecção de pessoas por cana-de-açúcar contaminada. A primeira ocorrência foi registrada em 1968 no município gaúcho de Teotônia e, o segundo, em Catolé da Rocha, município da Paraíba, nos anos 1970.
Os sintomas da fase aguda da doença surgem entre cinco e 15 dias depois da picada do barbeiro (triatomas). Entre as manifestações podem surgir mal-estar, febre, dores de cabeça, inchaço nas pernas e alterações cardíacas.
Informações da Prefeitura de Londrina