Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ramal ferroviário

Centralizar embarques em Londrina ‘é notícia excepcional’, afirma Belinati

Douglas Kuspiosz - Especial para a Folha
08 fev 2024 às 08:30

Compartilhar notícia

- Vivian Honorato/n.com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A suspensão do ramal ferroviário entre Ourinhos (SP) e Londrina foi tema de uma reunião nesta quarta-feira (7) na Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, em Curitiba. 


O encontro contou com a presença de prefeitos do Norte do Paraná, do secretário Sandro Alex, do deputado estadual Tiago Amaral (PSD) e de representantes da concessionária Rumo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), afirmou à FOLHA que a mudança é uma notícia boa para a cidade. “Eles estão desativando o hub de Ourinhos e trazendo tudo para Londrina, o que vai aumentar muito a carga. O transporte vai chegar até 10% de toda a produção do Paraná”, diz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sindijor e Fenaj emitem nota

Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina

Imagem de destaque
Coro Cênico

Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina

Imagem de destaque
'comida estragada'

Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3

Imagem de destaque
Entre 5h e 23h

Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira


No encontro ficou decidido que a concessionária fará uma apresentação e uma coletiva com a imprensa para comunicar as alterações. Belinati também aponta que isso não deve causar aumento de preços de produtos.

Publicidade


“É exatamente o contrário. O que causaria aumento de preços é fazer aquele caminho maior até Ourinhos, que na verdade aumentaria a distância e poderia aumentar o valor das coisas”, reforçando que se trata de uma “notícia excepcional para Londrina”.


O deputado estadual Tiago Amaral (PSD) disse à FOLHA que, após a reunião, ficou claro “que essa mudança não vai trazer prejuízos para Londrina”.

Publicidade


“O que eles colocaram para a gente é que isso vai fazer com que as operações se concentrem em Londrina”, citando que os investimentos, com isso, também devem ficar na cidade. “Londrina não vai diminuir a quantidade de cargas, vai aumentar. Ninguém vai ficar desassistido.”


Questionado sobre o possível encarecimento de produtos, Amaral aponta que, segundo os dados apresentados pela Rumo na reunião, o ramal de Ourinhos era pouco utilizado, com cerca de 25 vagões embarcados por dia; em Londrina são 450 e, na região Norte, mais de mil. “O fluxo lá é muito pequeno.”


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Centralizar embarques em Londrina ‘é notícia excepcional’, diz Belinati
A mudança de centralização de embarques em Londrina é tema de reunião em Curitiba. Saiba mais sobre os impactos desta decisão.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo