O novo censo demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de Londrina entra na reta final de coleta de dados. De acordo com a coordenadora diária do IBGE/Londrina, Ângela Maria Barbosa, o levantamento feito até a última sexta-feira (1º) aponta que a estimativa inicial de 510 mil habitantes será ultrapassada. "Só ainda não dá para precisar quanto será maior do que estimamos", disse.
Até a última semana, cerca de 460 mil pessoas haviam sido recenseadas na cidade. "Estamos com mais de 85% do trabalho concluído e agora ele passa a ficar mais lento porque os locais que faltam são as regiões periféricas onde é mais difícil encontrar a população em casa e, nas zonas rurais, cujo acesso se tornou mais difícil com as chuvas dos últimos dias", detalha a coordenadora. Cerca de 7 mil imóveis não foram recenseados porque ninguém foi encontrado na casa.
Segundo Ângela, o prazo para concluir os trabalhos termina no dia 31 deste mês mas ela acredita que antes desta data, Londrina já terá finalizado todas as áreas. No início dos trabalhos, 460 recenseadores saíram às ruas para a coleta do dados. Hoje, ainda estão trabalhando cerca de 100 recenseadores.
O IBGE solicita aos londrinenses que ainda não foram visitados por recenseadores que entrem em contato pelos telefones 3025-2516, 3025-2517 ou 3025-2518.