Cerca de 1,6 mil formulários já foram preenchidos no censo da população de cães e gatos em Londrina, feito por estudantes de Medicina Veterinária de três universidades locais.
A pesquisa foi realizada nos bairros Leonor, San Remo, Jamile Dequech e Piza. O levantamento ainda será feito no Maria Celina e Warta, nos dias 21 e 22 de setembro, e Marabá e Vila Marízia, em novembro. A expectativa é que sejam preenchidos mais 1,6 mil questionários, com 47 perguntas cada.
O objetivo é delimitar a população de cães e gatos nos bairros para criação de políticas públicas no setor. "Precisamos entender como pensam os donos de animais para traçar políticas de controle de natalidade. Animal de rua é uma questão de saúde pública, afirma a professora Patrícia Mendes, coordenadora do projeto.
Em 2011, o censo foi realizado em apenas dois bairros: San Remo e Leonor. Segundo a pesquisa, nestes bairros a proporção é de três humanos para um cão, sendo que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de sete humanos para cada animal. (com informações da Agência UEL)