Londrina

CEI da Educação pode sair na próxima semana

16 fev 2012 às 19:25

Os vereadores votam, na próxima quinta-feira (23), a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), que terá o objetivo de investigar a área da educação municipal. O pedido foi apresentado pelo presidente da Comissão do Legislativo, vereador Rony Alves (PTB).

A CEI será montada visando três pontos distintos: a compra, sem licitação, de 13,5 mil exemplares da obras "Vivenciando a Cultura Afro-Brasileira e Indígena"; a aquisição, por carona, de uniformes escolares; e o contrato do ano passado da merenda escolar. No primeiro caso, a prefeitura investiu R$ 621 mil em livros que foram considerado com conteúdo racista por movimentos da igualdade racial de Londrina. Apesar do problema, a verba ainda não foi devolvida à prefeitura.


Já no caso dos uniformes, a atual administração pegou carona em uma licitação da Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) para fazer a aquisição de 34 mil kits. O processo, contestado pelo Tribunal de Contas, está sendo investigado pelo Ministério Público. A CEI, se aberta, também pode levar em conta relatório da Controladoria-Geral do Município, que aponta possível fraude no contrato dos uniformes.


Por fim, a comissão terá o intuito de investigar o contrato firmado com a J. Coan, empresa que ficou responsável por fornecer a merenda escolar no ano passado e que é acusada de participar de um cartel em diversos estados brasileiros. Vale lembrar que a companhia continua prestando serviços, de modo emergencial, à Prefeitura de Londrina.

A CEI da Educação precisa do aval de pelo menos 10 vereadores para sair do papel.


Continue lendo