O Laboratório Central do Estado (Lacen) informou no final da tarde de ontem que 32 novos casos de dengue foram confirmados em Londrina. O número é extra-oficial, já que o Lacen não enviou ontem dados novos sobre a doença à 17ª Regional de Saúde, que, assim como a Secretaria Municipal de Saúde, segue trabalhando com o número de 122 casos confirmados em 2003. Com o dado do Laboratório, sobem para 154 as ocorrências de dengue no município. Segundo a Regional de Saúde, as notificações de casos suspeitos subiram de 549 para 597.
Ontem, a Secretaria da Saúde realizou o segundo dia do arrastão de limpeza no Jardim Monte Cristo (zona leste). O bairro e seus vizinhos, Santa Fé e Marabá, computam 86 dos 122 casos de dengue confirmados oficialmente na cidade desde o início do ano. No total, 24 toneladas de lixo foram retiradas pelos caminhões da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que devem voltar ao local hoje pela manhã.
''Como muitas pessoas do bairro trabalham como catadores de plástico e papel, tomaremos ações complementares na região, como oferecer lonas plásticas para que os moradores cubram as garrafas, que podem receber água da chuva e se tornarem focos do mosquito da dengue'', explicou o secretário de Saúde, Sílvio Fernandes, que esteve no local. Na próxima semana, o arrastão chega ao Santa Fé, na segunda e na terça-feira, e ao Marabá, na quarta e na quinta.