A falta de cédulas para a emissão de carteiras de identidade, no Instituto de Identificação de Londrina gerou uma demanda reprimida de 1.600 documentos.
A expedição da primeira via das carteiras, que custa R$ 8,30, ficou suspensa por 15 dias, a partir do início de março. Para amenizar o problema, na semana passada, foram enviadas a Londrina, de emergência, 2.500 cédulas de identidade.
Apesar da demanda reprimda, na segunda-feira, o movimento no instituto foi considerado normal. Mas as pessoas que tiveram que esperar reclamaram. ''Ficar na fila é horrível'', reclamou Jane Maria de Camargo, 71 anos, que, apesar da idade, não teve preferência de atendimento para revalidar sua carteira.
Somente nesta terça-feira, quase três meses depois, o estudante Leonardo Scudeler, 15 anos, conseguiu retirar o documento feito em 7 de janeiro. Também foi o caso de uma garota de 13 anos, que não quis se identificar.
A menina reclamou do atendimento: ''Esta é a terceira vez que eu ou minha avó vem aqui''. Mais tranquilo, Luciano Aparecido Viana admitiu que ele atrasou a retirada da carteira, feita em setembro do ano passado.
Apesar das reclamações, a direção do instituto declarou que pretende agilizar a entrega das carteiras em Londrina para no máximo, em 35 dias, dez a menos que o prazo legal, que é de 45. Ao todo, no ano passado, o instituto forneceu 31.770 carteiras, certidões de antecedentes e outros documentos para a região.