Quatro filhotes de capivara foram encontrados mortos em uma das piscinas da sede campestre do Londrina Esporte Clube (LEC), que fica na Vila Hípica, próximo à Pontifícia Universidade Católica, na zona oeste de Londrina. As imagens foram divulgadas hoje pela TV Tarobá. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) ainda não foi notificado e não anunciou qualquer providência.
As capivaras mortas viveriam nas proximidades, já que por lá passa o Ribeirão Cambé e uma extensa área de mata. A sede não é usada há cerca de um ano, já que será utilizada para o pagamento de dívidas trabalhistas do LEC. Neste período, tudo foi depredado: os portões foram arrancados e levados, os postes quebrados para roubar a fiação e toda as estruturas estão danificadas.
"Não tínhamos condições de manter um zelador no local e tudo acabou sendo destruído. Só está sobrando o terreno", afirmou a assessoria do clube ao Bonde. São aproximadamente 90 mil metros quadrados de área. "Vamos nos informar sobre qual nossa responsabilidade neste caso para tomarmos as providências necessárias", garantiu um assessor.
No começo do ano, moradores das proximidades da sede do LEC já estavam preocupados com o abandono, uma vez que as piscinas estavam sujas e poderiam propiciar a criação de transmissores de doenças, como o mosquito da dengue.