A Sanepar foi impedida pela Justiça e pela Câmara Municipal de Londrina de desapropiar terrenos perto da chácara San Miguel, localizada na zona sul da cidade, para construir estação de tratamento de esgoto.
Na semana passada, o juiz da 6ª Vara Cível, Abelar Baptista Pereira Filho, negou pedido da companhia de saneamento para construir a estação localizada na bacia do Rio Esperança. Na terça-feira (29), a Câmara cancelou o decreto que permitia a Sanepar desapropiar a área e declarava o local como de utilidade pública.
De acordo com o gerente regional da Sanepar, Sérgio Bahls, a bacia do Esperança é o melhor local para implantar a estação de tratamento de esgoto. Segundo ele, a companhia vai tentar reverter a decisão junto com apoio da comunidade.
O juiz que negou a autorização pediu para que o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) se manifeste sobre o assunto, já que a área se trata de região rural, em cursos de água que abastecem a cidade.
Ambientalistas e o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consema) têm se mostrado contra a instalação da estação perto da região da chácara San Miguel por entender que existem outras áreas mais apropriadas que terão impacto ambiental menor.
Sérgio Bahls alega que já existe liberação do IAP para a construção e que sem a estação mais de 120 mil pessoas terão prejuízo maior pois não terão tratamento de esgoto. (informações da rádio CBN)