Escavadeiras hidráulicas da prefeitura de Londrina começaram hoje (23/07) a abrir um canal para escoamento dos veios d'água ainda existentes no Lago Igapó 2, que foi esvaziado no final de maio para reparos na ponte da Avenida Higienópolis e agora deverá ter o leito e as margens recuperados. O objetivo de direcionar a água para o canal é provocar maior adensamento da lama acumulada no meio do lago pelo assoreamento, que posteriormente será retirada.
De acordo com previsões da Autarquia Municipal do Ambiente (AMA), deverão ser retirados cerca de 30 mil caminhões de lama, areia e lodo do meio do lago. A Secretaria Municipal de Obras pretende manter cerca de 90% dos resíduos nas imediações, para preenchimento das margens e utilização em um novo vertedouro. O restante deverá ser utilizado no aterro do lixão. 'Queremos utilizar o máximo possível deste material perto do lago, porque o custo do transporte para locais distantes é muito alto', informa o engenheiro Renato de Nóbrega, diretor da Autarquia dos Serviços de Pavimentação de Londrina (Pavilon).
A prefeitura espera a colaboração de empresas particulares, que se ofereceram para ceder maquinário e agilizar os trabalhos. Mesmo que isto ocorra, porém, Bracarense não acredita em grande alteração no cronograma, que prevê a finalização das obras no lago até o mês de dezembro.
* Leia mais em reportagem de Silvana Leão na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta terça-feira