Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em todas as UBSs

Campanha de vacinação infantil contra a poliomelite inicia nesta segunda em Londrina

Redação Bonde com N.Com
27 mai 2024 às 15:03

Compartilhar notícia

- Secretaria de Saúde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Começam nesta segunda-feira (27) as atividades da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que se estende até o dia 14 de junho. Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Londrina vão disponibilizar a vacina para as crianças, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.


Crianças menores de um ano podem atualizar a caderneta de vacinação com as doses preconizadas no Programa Nacional de Imunização, que prevê doses da vacina aos 2 meses, 4 meses e 6 meses de idade. E, na campanha deste ano, o Ministério da Saúde propôs a aplicação de dose de reforço para crianças de 1 a 4 anos de idade, independente da situação vacinal atual da criança.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Londrina possui 31 mil crianças na faixa etária proposta para a campanha, e os pais e responsáveis podem se dirigir a qualquer UBS de Londrina para realizar a vacinação das crianças. Não há necessidade de agendamento, bastando comparecer munido de documentos pessoais e carteirinha de vacinação. Também não é necessário respeitar intervalo entre doses da vacina e dose de reforço, sendo que as crianças que tiverem o quadro vacinal da poliomielite completo no primeiro ano de vida podem comparecer para a dose de reforço sem qualquer restrição.

Leia mais:

Imagem de destaque
Oportunidade

Londrina divulga mais de 500 vagas de emprego nesta segunda

Imagem de destaque
Até sexta-feira (17)

Cursinho gratuito no Shangri-La abre inscrições para estudantes de escola pública

Imagem de destaque
Na modalidade EAD

UAB Londrina abre 25 vagas para curso de Administração Pública da UEM

Imagem de destaque
Máxima de 29°C

Sol e calor predominam em Londrina e na região nesta segunda-feira


Londrina tem baixa cobertura vacinal

Publicidade


O secretário municipal de Saúde Felippe Machado, explicou que a forma mais eficaz de prevenir a doença é através da vacinação, que hoje, em Londrina, tem uma cobertura muito abaixo da porcentagem ideal para manter a doença erradicada. 


“O grande nó dessa questão é que os pais e mães possam se conscientizar da importância da vacinação. Nós temos uma cobertura, nesse momento, de 75% de crianças de 1 a 4 anos vacinadas contra a paralisia infantil, o que é considerado uma cobertura baixa. Para que a gente não corra nenhum risco do retorno da doença, esse nível deveria estar superior a 95%. Nosso grande desafio é conseguir conscientizar a população da importância da vacinação, porque, infelizmente, estamos correndo o risco do retorno de doenças tão graves pela baixa cobertura vacinal”, enfatizou.

Publicidade


A doença


Mais conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é causada pelo poliovírus selvagem, transmitido através do contato com fezes ou gotículas de secreção que saem da boca e nariz de pessoas doentes. É uma doença caracterizada por um quadro de paralisia flácida que acomete membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.


LEIA TAMBÉM:


Imagem
Rescisão unilateral de convênios de saúde é ilegal, apontam advogados
O número de queixas contra operadoras de planos de saúde registradas por paranaenses nos serviços de atendimento ao consumidor aumentou 61% entre 1 de janeiro e 22 de maio de 2024 na comparação com igual período do ano passado.
Imagem
Adolescente de 17 anos é encontrado morto perto de mata no Centro de Londrina
Um adolescente de 17 anos foi encontrado morto próximo a uma mata no Centro de Londrina na madrugada deste domingo (26).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo