A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Serviço Especializado em Abordagem Social (Sinal Verde), realiza nesta sexta-feira (7), a partir do meio-dia, uma ação comunitária de conscientização sobre a doação de esmolas. Será no Calçadão Central, próximo à Praça Willie Davids. A concentração das equipes de trabalho ocorrerá em frente ao Cine Teatro Ouro Verde.
Com o mote "Dar esmolas não resolve o problema de quem está na rua", a ação tem como finalidade esclarecer à população que a doação de esmolas, mesmo bem intencionada, favorece a permanência das pessoas em situação de rua, provocando a exposição destas a diversos riscos, além de dificultar o acesso a cuidados ou proteção. Será feita panfletagem com entregas de folders e informativos, e mostradas faixas com mensagens para as pessoas que estiverem transitando pelo comércio local.
"Queremos mostrar o que é a esmola de forma ampla e dialogar sobre o assunto para saber o que a população pensa das pessoas em situação de rua, além de falar dos serviços de assistência existentes no município para atender este público. É uma ação continuada, e não pontual, que realizamos e pretendemos manter constantemente a fim de fazer com que sejam compreendidos todos os fatores que envolvem este problema social", explica Mariluci Queiroz, coordenadora do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), unidade que integra a Política de Proteção Social Especial do município.
Centro POP
A unidade tem dois serviços que tratam da questão dos moradores de rua: o Serviço Especializado de Abordagem Social – com práticas de diálogo no espaço urbano e a finalidade de realizar trabalho social que identifica nas ruas a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, adultos em situação de rua, entre outros; o outro é o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, que realiza acompanhamento especializado para o desenvolvimento de sociabilidades e fortalecimento ou construção de vínculos interpessoais e familiares, que visam viabilizar o processo gradativo de saída da situação de rua.
Sinal Verde
O Programa Sinal Verde integra a Política de Proteção Social Especial do município e tem como objetivo possibilitar às crianças, adolescentes e pessoas adultas em situação de rua a organização de seu projeto de vida, visando criar condições para resgatar e adquirir referências na família e na comunidade, enquanto sujeitos de direitos. Desenvolve ações de abordagem, acolhimento, convivência e socialização. Realiza estudos e oferece acompanhamento com profissionais de Serviço Social, psicólogos e terapeutas ocupacionais.