Londrina

Cai índice de infestação do mosquito da dengue

30 out 2002 às 14:42

Caiu de 0,90% para 0,76% o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, em Londrina. É o que demonstra o quarto levantamento realizado na cidade pela Secretaria de Saúde, por meio do departamento de Epidemiologia nos meses de setembro e outubro.

Na terça-feira, os coordenadores das equipes dos agentes de controle da dengue ser reuniram para comemorar os resultados e tratar das novas estratégias de combate ao mosquito. Para o Secretário de Saúde Silvio Fernandes os números mostram que as ações têm sido efetivas no controle dos focos. Já o coordenador do setor de Endemias da secretaria, Elson Belisário, lembrou que os resultados são positivos graças ao aumento do número de agentes e às ações realizadas nos últimos meses. Nesse mesmo período do ano passado o município tinha 110 agentes o índice de infestação era de 1,02%. Atualmente são 158 agentes trabalhando em todas as regiões da cidade.


Por regiões, os números mostram que a região sul registrou o maior índice de focos do mosquito e hoje está com 0,68% contra 0,57% do levantamento anterior. Em segundo lugar está a região norte com um aumento de 10% dos focos que antes eram de 0,95% e hoje está em 1,05%. As demais regiões apresentaram queda. A zona leste passou 1,21% para 0,96. Na região oeste o índice que era de 0,75% hoje é de 0,59%. O centro da cidade é a região que teve maior queda no índice que hoje está em 0,48 contra 1,17%.

Considerando os números de janeiro quando o índice era de 5,23%, Londrina teve uma redução de mais 80% dos focos.


Continue lendo