Londrina

Bombeiros de Londrina recebem reconhecimento por socorro em voo

02 out 2013 às 14:29

O Legislativo Londrinense, por iniciativa do vereador Péricles Deliberador (PMN), vai homenagear nesta quinta-feira (3) os soldados Renan de Oliveira e Ronaldo Fernandes Corrêa, do 3° Grupamento do Corpo de Bombeiros. A solenidade para entrega do Diploma de Reconhecimento Público será realizada a partir das 18h, durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores.

A entrega honraria tem o objetivo de valorizar a atuação dos soldados londrinenses que participaram do socorro aos passageiros feridos durante turbulência enfrentada pelo avião da TAM que fazia a rota Madri (Espanha) e o aeroporto internacional de Guarulhos (SP), na madrugada do último dia 2 de setembro. Na oportunidade, Renan e Ronaldo estavam na aeronave e retornavam de uma viagem de férias à Europa.


Naquela data, o avião da TAM transportava 184 passageiros e sofreu uma forte turbulência ao sobrevoar a região amazônica equatoriana, provocando ferimentos em 12 passageiros e três tripulantes, dos quais cinco se feriram com gravidade. Como a maioria dos passageiros dormia e estava sem os cintos de segurança, muitos foram arremessados contra o teto da aeronave o que gerou uma situação de pânico entre tripulantes e passageiros.


Foi neste momento que os soldados Renan e Ronaldo, combatentes do Corpo de Bombeiros de Londrina, além de dois médicos que se encontravam no interior da aeronave, passaram a acalmar os tripulantes e passageiros e iniciaram os primeiros socorros aos feridos. De acordo com os bombeiros londrinenses, a primeira providência foi encontrar os kits de primeiros socorros da aeronave e começar a imobilização dos feridos, para evitar o agravamento dos traumas sofridos durante a turbulência.


Graças a atuação dos soldados londrinenses e dos médicos, os passageiros e tripulantes feridos foram socorridos com segurança quando o avião pousou em Fortaleza (CE), quando foram transportados até o Instituto José Frota, onde receberam tratamento médico necessário. Na sequência, os dois soldados, assim como os demais passageiros do voo JJ 8065 foram acomodados em outras aeronaves da companhia aérea e puderam chegar aos seus destinos.


Londrinenses - O soldado Renan de Oliveira, 21 anos, nasceu em Londrina em novembro de 1991. Com ensino médio completo, Renan começou a trabalhar aos 16 anos em lojas de shoppings centers. Foi aprovado no concurso para o Corpo de Bombeiros em 2009, ingressou na Corporação em maio de 2012 e concluiu o curso de formação em março deste ano. Hoje ocupa a função de combatente no 3° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Londrina.


O soldado Ronaldo Fernandes Corrêa, 24 anos, nasceu em maio de 1989 e também é londrinense. Concluiu o ensino médio e já trabalhou como atendente, vendedor, assistente comercial e auxiliar de estoque. Cursou ainda Desenvolvimento Administrativo, Tecnológico e Pessoal e iniciou a faculdade de Administração, mas trancou a matrícula no 3° ano para ingressar no Corpo de Bombeiros. Assim como o amigo Renan, Ronaldo entrou na Corporação em maio de 2012 e concluiu o curso de formação também em março deste ano. Ronaldo é combatente no quartel do Corpo de Bombeiros da vizinha cidade de Bandeirantes (PR), que integra a área de abrangência do 3° Grupamento do Corpo de Bombeiros.

Para o vereador Péricles Deliberador, a homenagem do Legislativo significa o reconhecimento da cidade de Londrina à atitude corajosa e humana dos soldados Renan e Ronaldo, em defesa da vida de pessoas que enfrentam situações de risco. "A atuação dos bombeiros londrinenses mostra os valores difundidos pela Corporação e comprovam a importante preparação concedida pela instituição aos seus integrantes. Os soldados Renan e Ronaldo souberam honrar o lema do Corpo de Bombeiros: por uma vida, todo sacrifício é dever", disse Deliberador.


Continue lendo