Londrina

Biblioteca Pública Municipal é reaberta ao público após obras de melhorias

11 mar 2023 às 12:00

A Biblioteca Pública Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza foi reaberta aos leitores nesta sexta (10) com piso restaurado e acesso ao acervo das culturas afro e indígena. 


Uma solenidade realizada às 10 horas da manhã celebrou o momento e contou com presença de autoridades, escritores e usuários da biblioteca que fica bem no centro de Londrina.


Para o prefeito Marcelo Belinati, a biblioteca representa um verdadeiro patrimônio para os londrinenses e o momento é de comemorar. 


"A reforma dá mais condições de receber toda a população e vale destacar que esse é um ponto de encontro de estudiosos, pesquisadores e pessoas que estão sempre em busca de aprimorar os seus conhecimentos", declarou. 


O secretário de Cultura do Município, Bernardo Pelegrini, também apontou os aspectos positivos para a retomada das atividades regulares, assim como a inauguração das duas novas salas, indígena e afro: "Um profundo respeito e valorização dos saberes e culturas desses povos", expôs.


Na ocasião, foi feito o descerramento das placas dos novos espaços: o indígena chama-se Sala Nhanderekô Eg Kaanhró, que significa conhecimento e sabedoria e a Sala Ubuntu, "Sou o que sou porque todos nós somos", ambas com o mesmo propósito: homenagear os saberes e culturas dos povos que são herança para tantas outras culturas. 


Entre os presentes, o escritor Leo Pires Ferreira, especialista na obra de Monteiro Lobato, reforçou o seu respeito pela leitura. 


"Hoje é um dia muito importante porque estamos dando valor aos livros, que infelizmente passam por um verdadeiro abandono por parte de alguns grupos", disse. Acompanhado de sua esposa, Marinez Pires Ferreira, Leo fez questão de reproduzir uma frase de Monteiro Lobato, também estampada em sua camiseta: "Um país se faz de homens e livros", sorriu.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Continue lendo