A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento de Doação de Bens Públicos da Câmara Municipal de Londrina visitou os barracões do antigo Instituto Brasileiros do Café (IBC), na zona oeste, durante a tarde desta segunda-feira (6). Os prédios são utilizados como depósito de diversos materiais e equipamentos pela prefeitura. Os armazéns guardam documentos, mobiliários, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, carteiras escolares, automóveis, motos e até ambulâncias do Samu.
"Recebemos diariamente reclamações de munícipes e de servidores sobre a falta de equipamentos e materiais que permitiriam melhores condições de trabalho. Constatamos que no barracão estão guardadas geladeiras, bebedouros, cadeiras, entre outros itens que poderiam ser disponibilizados para secretarias e para o uso da população nos órgãos públicos", disse o vereador Tio Douglas (PTB), presidente da comissão de fiscalização.
O parlamentar também criticou a segurança do local e alertou que os depósitos podem ser um alvo fácil de ladrões. "O prédio apresenta portas arrombadas e é grande o risco do material ser roubado ou danificado", observou.
A Comissão do Legislativo pretende apresentar um Pedido de Informações à Prefeitura de Londrina para saber como está sendo realizada a segurança do prédio e também o controle de entrada e de saída dos materiais e equipamentos. "Queremos saber ainda como a prefeitura faz a distribuição de todo o material", informou.
A comissão também vai pedir para o município agilizar o leilão dos produtos e veículos encontrados nos barracões. De acordo com o vereador, cerca de 20 carros e 15 ambulâncias quebrados juntam poeira no prédio.
"Neste momento, o mais importante é que a pasta da Gestão Pública possa reorganizar o depósito, separando o material velho do novo e o servível do inservível. Vou sugerir até a criação de uma Central de Distribuição, de amplo relacionamento com todas as secretarias municipais. Tenho certeza que muita coisa poderia estar sendo utilizada", finalizou o vereador.
Procurado pelo Bonde nesta segunda-feira, o secretário de Gestão Pública, Rogério Carlos Dias, destacou que o município prepara um grande decreto para normatizar o controle dos bens públicos. Conforme ele, o processo deve ficar pronto até a próxima semana. O secretário confirmou, ainda, que grande parte do material guardado nos barracões será leiloada "em breve". (com informações da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Londrina)