Pelo segundo ano consecutivo, a Comissão de Justiça da Câmara Municipal será presidida por um membro da base aliada do governo. Roberto Fu (PDT) foi o escolhido para chefiar a mais importante comissão permanente do Legislativo. "Estou preparado", garantiu.
Barbosa Neto (PDT) ganha com a escolha do aliado e põe fim a um longo embate. Ano passado, a presidência era ocupada por Joel Garcia (PDT), quem defendeu com unhas e dentes a atual administração. No entanto, a relação azedou. Problemas de relacionamento entre ambos foram evidenciados com denúncias, críticas e brigas. Joel Garcia até foi alvo de investigações do Ministério Público depois de acusações do prefeito, em que o parlamentar teria usado do cargo para favorecimento próprio.
Roberto Fu diz que já aprendeu muito andando pelos corredores da Câmara. "Eu próprio não tenho como provar nada (sobre o Joel). A imprensa diz que ele tentou usar o cargo. Pela minha formação educacional jamais pretendo fazer isso. Venho de uma legislatura que envergonhou a história de Londrina e por sabedoria de Deus não me envolvi em nada ilícito. Foi um voto de confiaça para assumir essa comissão", disse.
Fu não se diz um cordeiro, mas vai apoiar a administração do possível. "Apesar de ser da base, vou analisar a fundo os projetos e apresentar pareceres dentro da legalidade e constitucionalidade. Vou ser muito transparente", afirmou. "Não por ser da base, que vou me intimidar e deixar de criticar os projetos que tramitam aqui", disse.