Londrina

Barbosa garante repor inflação de 2009 aos servidores

13 jan 2010 às 12:31

Em reunião na manhã de hoje (13), na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv), o prefeito Homero Barbosa Neto (PDT) garantiu à categoria que irá repor a inflação anual relativa ao ano de 2009, seu primeiro ano de governo. A estimativa é que o índice fique em torno de 5% e seja concedido já no mês de fevereiro, data-base dos servidores.

No entanto, ainda não houve avanços quanto às demais reivindicações dos servidores. Uma delas é a reposição das perdas salariais durante os oito anos de governo Nedson Micheleti (PT), que chegariam a 39%. Servidores e prefeito travaram neste período verdadeira "queda de braço" e o funcionalismo "levou a pior".


Fizeram duas grandes greve e, em 2006, tiveram os salários descontados pelos 30 dias parados. Durante a campanha eleitoral, fizeram todos os candidatos se comprometerem a devolver o dinheiro descontado por Nedson, mas o prefeito Barbosa, embora tenha assinado o acordo, ainda não está convencido da legalidade da proposta.


Sobre a reposição das perdas, o prefeito tem dado indícios de que ela não será possível por falta de recursos. Logo após sua derrota na Câmara Municipal – quando não conseguiu aprovar a nova planta de valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que aumentaria a arrecadação – ele afirmou que seria "muito difícil" negociar com os servidores, não descartando inclusive, àquela ocasião, a possibilidade de greve.


"Sobre essas duas reivindicações (os dias parados e a reposição das perdas), o prefeito disse que marcará nova rodada de negociações", afirmou o presidente do Sindserv à Rádio Paiquerê AM, Éder Pimenta. "Mas foi uma reunião muito proveitosa e bem amistosa".

Participaram do encontro os secretários de Fazenda, Gestão Pública, Governo, Planejamento e Educação. "Uma de nossas propostas é um abono linear para todos os servidores, começando com quem tem os menores salários, para tentarmos recuperar o poder de compra dos servidores", afirmou Pimenta.


Continue lendo