Londrina

Barbosa entrega defesa à Câmara sobre abertura de CP

29 nov 2011 às 20:09

O prefeito Barbosa Neto (PDT) entregou, por volta das 18h desta terça-feira (29), na Câmara Municipal de Londrina, a defesa dele referente ao relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que o responsaliza pelas irregularidades descobertas na área da Saúde Pública Municipal. A comissão pede a abertura de uma Comissão Processante (CP) para dar continuidade às investigações e, se necessário, penalizar o prefeito. A CP tem o poder de cassar o mandato de Barbosa Neto.

A defesa do prefeito é composta por 32 páginas. O documento será anexado, agora, ao relatório final da comissão. A Procuradoria Jurídica da Câmara deve analisar a defesa. Segundo a assessoria de imprensa da Casa, não existe um prazo fixo para a análise. A procuradoria não garante que a sessão, para a votação de abertura de CP, aconteça ainda este ano. A última sessão ordinária da Câmara, antes do recesso parlamentar, está marcada para o dia 20 de dezembro.


A chamada CEI da Saúde investigou os contratos firmados entre a prefeitura e os institutos Gálatas e Atlântico, as duas organizações da sociedade civil de interesse público (oscips) utilizadas em um esquema de desvio de verba pública em Londrina. No entendimento dos vereadores que compuseram a comissão, Barbosa teve participação fundamental nas irregularidades.

Denúncia do Ministério Público, que também investigou o esquema de corrupção, aponta que o prefeito e a esposa dele, Ana Laura Lino, teriam recebido propina para 'ajudar' na contratação do Instituto Atlântico pela prefeitura.


Continue lendo