O prefeito Barbosa Neto (PDT) anunciou seis mudanças no primeiro escalação de governo. A oficialização foi feita nesta segunda-feira (21), um dia antes do prazo dado por ele para futuros candidatos nas eleições deixarem suas funções na prefeitura.
"Acreditamos que estas mudanças são para melhorar, para ajeitar a máquina. Alguns deixam temporariamente a administração com portas abertas para poder voltar. Só tenho que agradecer a todos, até pela compreensão de sair antecipadamente do governo porque eles estão com o pensamento na campanha eleitoral", disse o prefeito em entrevista coletiva.
O vice-prefeito José Ribeiro deixa de acumular funções como chefe de gabinete. Assume o cargo Fabio Passos de Góes, então secretário de Planejamento. Ele é formado em Administração pela PUC de Salvador/BA.
Quem assume a Secretaria de Planejamento é o servidor de carreira Edson Antonio de Souza, funcionário público há 23 anos.
Outra mudança é na Secretaria de Governo, que passa a ser chefiada por Jair Gravena, contador e servidor de carreira. Ele assume o lugar de José do Carmo Garcia, possível candidato a deputado estadual.
Gervásio Vieira está deixando a Secretaria de Agricultura, que passa a ser coordenada por Carlos Henrique Hiroka, formado em agronomia pela Faculdade Luiz de Queiroz. Ele já ocupou o cargo na década de 80 e foi vereador de Londrina. Vieira também deve se candidatar a deputado estadual nas eleições de 2010.
Há mudança ainda na direção da Agência do Trabalhador. Dóris Andrade da Cruz deixa o cargo depois de oito meses. A nova coordenadora é Neiva Sefrin.
Depois de três anos na função, Camila Kauan Zulian deixa a superintendência da Acesf. Barbosa Neto indicou outro servidor público para o cargo: Luciana de Oliveira, formada em Administração pela Unifil.
O prefeito também anunciou a criação de dois novos cargos comissionados. Como Assessor Especial para Assuntos Parlamentares, indicou Alysson Tobias de Carvalho, bacharel em Direito pela Unopar. A outra novidade ficou com a criação da Coordenadoria de Nutrição e Segurança Alimentar, depois de tantas críticas em torno da merenda escolar e denúncias de irregularidades na comida servida aos alunos da rede pública. Marisol de Oliveira Chiesa será a responsável pela função. Ele é graduada em Pedagogia pela Unifil.