O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Londrina precisa de frascos de vidro para armazenar o leite humano que é distribuído aos recém-nascidos prematuros internados na UTI Neonatal do HU, Hospital Evangélico, Hospital Infantil e no Hospital da Providência, em Apucarana.
Os casos mais comuns que precisam do leite humano são para alimentação de bebês prematuros, com baixo peso, imunidade baixa, que foram submetidos a cirurgias gastrointestinais, com diarréia crônica, bebês alérgicos a leite de vaca, para complementação de alimentação de gêmeos e para atender solicitação médica.
Atualmente, segundo a coordenadora do Banco de Leite do HU, Márcia Maria Benevenuto de Oliveira, são usados 100 frascos diários para atender todo o processo de coleta, armazenagem e distribuição.
Existem algumas exigências quanto ao recipiente em que o leite é armazenado: tem que ser de vidro liso porque é resistente para esterilizar e não adere a sujeira ; tem que ter boca larga para facilitar a limpeza e ter tampa de plástico para não oxidar, como os vidros de maionese e nescafé, por exemplo.
Se alguém quiser doar os vidros, o Banco de Leite faz a arrecadação na própria casa. Para doar basta ligar para 3371-2390 e comunicar a doação fornecendo nome e endereço.