A greve dos bancários deverá se intensificar a partir desta quinta-feira (5), com a adesão geral dos trabalhadores ao movimento. Na quarta-feira (4) já haviam paralisado as atividades os Estados de Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Piauí e Paraíba. Além disso, algumas cidades e regiões metropolitanas também estavam paradas, como Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador e Belo Horizonte.
Em assembléia, realizada na noite desta quarta-feira, o Sindicato dos Bancários de Londrina decidiu aderir à greve, engrossando a paralisação da categoria em todo o Brasil. Representantes do Sindicato informaram que os clientes poderão utilizar os caixas eletrônicos e que o atendimento aos aposentados será assegurado.
Os sindicatos filiados à CGT (Confederação Geral dos Trabalhadores) reivindicam uma reposição maior, de 16,67% enquanto o restante reivindica um aumento real de salários de 7,05%, ambas as propostas acompanhadas de uma série de outras cláusulas.
Os bancos ofereceram repor a inflação de 2,85 % desde o último aumento e um aumento sobre a PLR de 80% do salário, mais um abono de R$ 823 e outro abono fixo de R$ 750, desde que o banco atinja 20% do crescimento entre o período 2005-2006.
>> Leia a matéria completa na Folha de Londrina desta quinta-feira, em Geral