A baixa imunização de crianças contra o sarampo (66%) em Londrina está preocupando autoridades de saúde do município. "A baixa cobertura da vacina pode trazer o vírus da doença de volta", alertou o secretário de Saúde de Londrina, Silvio Fernandes, nesta quarta-feira.
O último surto, com 19 casos de sarampo, foi registrado em 1997 quando o país viveu uma grande epidemia, com 50 mil casos, inclusive, de vítimas fatais.
De acordo com informações da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, desde 1995 o país já tinha conseguido controlar o sarampo. Talvez esse fato tenha contribuído, conforme avaliação do próprio ministério, para que alguns Estados não tenham investido em campanhas de vacinação contra a doença.
"Em Londrina, a cobertura contra o sarampo não está satisfatória e isso preocupa porque pode haver o registro de surtos da doença", ressaltou Silvio Fernandes.
A campanha de vacinação da tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, caxumba e rubéola, teve início no dia 2 de agosto e vai até esta sexta-feira. A meta é vacinar 30.997 crianças.
Informações da Prefeitura de Londrina