Londrina

Audiência discute o Ecometrópole em Londrina

22 mai 2013 às 16:19

A Prefeitura de Londrina promoveu ontem (21), na Escola Estadual José Anchieta uma audiência pública para discutir a proposta do projeto "Ecometrópole – Bacia do Córrego Água Fresca". A audiência foi marcada pela explanação da proposta e momentos nos quais o público se manifestou sobre ela. O Ecometrópole prevê um amplo desenvolvimento no campo social, econômico e ambiental através de uma gestão pública personalizada. O prefeito Alexandre Kireeff, seu secretariado e mais de 100 pessoas estiveram presentes na audiência.

O ambientalista e membro do Consemma, João das Águas, um dos articuladores do Ecometrópole, foi o responsável pela a apresentação. "Acreditamos que para transformar a cidade, precisamos transformar as pessoas. Idealizamos esse projeto pensando no melhor para a cidade. Ele passa por questões como a acessibilidade, saneamento básico, economia e leva ao desenvolvimento humano, social e sustentável. O projeto prevê a divisão da cidade em quatro grandes regiões, sua subdivisão pelas águas, e ações personalizadas para cada região."


O secretário do Ambiente, Cleuber Moraes Brito, comemorou a participação da população. "É com muita alegria que vejo esse auditório cheio. Com gente que demonstra vontade e desejo de buscar melhorias para a cidade. Todos nós queremos a cidade ideal e estamos aqui discutindo questões importantes para Londrina, e tendo grande participação da população nesse processo de busca por soluções, assim poderemos sempre avançar."


O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, recebeu o documento com todo o projeto e se comprometeu a analisar a proposta. "Temos aqui algo substancial. Precisamos elaborar um plano de trabalho e depois definir a metodologia da execução, entre outras coisas."


Kireeff constituiu uma comissão para analisar a proposta do Ecometrópole. "Temos essa comissão formada, com membros do poder público e da sociedade civil organizada. Vamos nos reunir e daqui a quatro semanas espero fazer outra audiência para demonstrarmos os avanços que tivemos. Uma vez que todos os pontos do Ecometrópole estiverem esclarecidos iremos institucionalizar o plano de trabalho por meio de decreto."

Integram a comissão que irá tratar sobre o Ecometrópole pelo poder executivo o prefeito Alexandre Kireeff, o secretário do Ambiente, Cleuber Moraes Brito, o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, Carlos Alberto Geirinhas, o secretário de Obras, Sandro Nóbrega, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina, Robinson Borba, a superintendente da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina, Sonia Gimenez, e o assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Almir Escatambulo. O legislativo indicou o vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Mario Takahashi Neto. Da sociedade civil organizada são representantes João das Águas, Luiz Figueira, Marcelo Frazão, Renato Soares de Moura, Francesca Amaral e Manoel José da Silva. Um representante do Consemma completa a comissão.


Continue lendo