A Secretaria de Assistência Social tem intensificado suas ações para o atendimento à população em situação de rua, tanto em abordagens solicitadas pela comunidade em geral, quanto nas abordagens programadas em conjunto com as secretarias municipais de Defesa Social, Saúde e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).
Das ações que foram realizadas pelo Serviço Especializado em Abordagem Social, da Secretaria de Assistência, em parceria com outras políticas públicas, desde o mês de janeiro, a Prefeitura tem intensificado as abordagens em locais de maior concentração de pessoas em situação de rua, bem como os encaminhamentos realizados às pessoas que permaneciam no espaço próximo à barragem do Lago Igapó. Atualmente, estão abrigadas em instituições parceiras de Acolhimento Institucional Adulto, cinco pessoas que estavam no local, sendo que elas também estão em atendimento pela Saúde. Os locais onde as pessoas estão não podem ser divulgados para preservação dos mesmos.
A secretária de Assistência Social, Télcia Lamônica Oliveira, ressaltou que o quadro de quem está nas ruas envolve muitos fatores, por isso, está sendo feita uma ação com outros setores da administração municipal para tentar solucionar o problema. "A situação dos moradores de rua é muito complexa. Muitos não têm residência, outros não têm emprego, além de alguns terem problemas com drogas. Estamos num momento de agregar políticas públicas, fazendo uma ação conjunta para prevenção, vigilância e atendimento dos indivíduos nessa situação", afirmou.
No mês de fevereiro, outras situações de ocupação de locais públicos geraram novas ações, com o encaminhamento de algumas pessoas também para as entidades de Acolhimento Institucional e outros para o retorno à cidade de origem.
A secretária ressaltou que é importante que a população não colabore com nenhum tipo de ajuda financeira, bebidas alcoólicas, cigarros, vestuários, cestas básicas, móveis ou qualquer doação que venha a incentivar a permanência das pessoas na rua. "A solução é entrar em contato com o Serviço de Abordagem Social", destacou Télcia Oliveira.
O Serviço de Abordagem Social atende de segunda a sexta feira, das 8h às 22h30, podendo ser acionado nos seguintes telefones (43) 9996-3497 e (43) 9991-4568. Aos sábados, o horário de atendimento é das 9h às 19h30. Aos domingos e feriados, das 9h00 às 14h30.