Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Quebra da barreira cultural

Artista plástico londrinense tem obra exposta em lodge britânico

Fábio Luporini - Especial para a Folha
22 abr 2024 às 11:30

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pintura de um tucano brasileiro, inspirada numa foto do Pantanal matogrossense deixou o Brasil para ocupar um espaço num lodge do século XVIII em Shawlands Farm, em Winchester, no Reino Unido. 


A obra é assinada pelo arquiteto e artista plástico Christian Steagall-Condé, que já tem diversos quadros espalhados pelo mundo, sempre intermediados pela galeria britânica privada Saatchi International ART Gallery, que o representa no mundo. Quem adquiriu o exemplar foi um colecionador britânico, Gavin Royle.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A obra levou 63 dias para ficar pronta. A tela, executada em acrílico sobre canvas de linho, foi inspirada em um tucano a partir de uma foto do Pantanal. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Máxima de 32°C

Quinta-feira será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região

Imagem de destaque
Coro Cênico

Cena musical em Londrina: idosos são destaques no palco e na plateia

Imagem de destaque
A partir das 9h

1ª edição do Dia da Saul Elkind vai acontecer neste sábado

Imagem de destaque
Diversidade

Londrina e Cambé recebem do Ministério Público selo de ‘Município Antirracista’


“O mais comum quando os tucanos comparecem nas obras é sempre de modo integral ou em voos com as asas abertas, mas, desenvolvi um recorte intimista como se estivéssemos observando o animal de muito perto, sem perder toda a potência visual característica de sua exuberância cromática, numa vista perfeitamente lateral, com ênfase nos olhos que são muito enigmáticos”, explica.

Publicidade


Para Condé, esta é uma temática brasileira que repercute muito na Europa. Mesmo assim, o fato de um britânico ter comprado uma obra de arte como essa representa “principalmente a quebra da barreira cultural, onde ele encontrou o que o tocou como arte numa obra estrangeira”. 


Afinal, o colecionador tinha 1,4 milhão de opções de obras de arte de mais de 97 mil artistas. Mas, escolheu justamente a de um londrinense. 


“Mais do que uma conquista de divisas culturais para o Brasil, na prática, é quase inacreditável diante de cenários com esta escala, esta obra inédita ir permanentemente para a Inglaterra”, afirma.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Artista londrinense tem obra exposta em lodge britânico
A tela de um tucano do Pantanal matogrossense, pintada por Christian Steagall-Condé, foi adquirida por um colecionador do Reino Unido
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo