Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Quebra da barreira cultural

Artista plástico londrinense tem obra exposta em lodge britânico

Fábio Luporini - Especial para a Folha
22 abr 2024 às 11:30

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pintura de um tucano brasileiro, inspirada numa foto do Pantanal matogrossense deixou o Brasil para ocupar um espaço num lodge do século XVIII em Shawlands Farm, em Winchester, no Reino Unido. 


A obra é assinada pelo arquiteto e artista plástico Christian Steagall-Condé, que já tem diversos quadros espalhados pelo mundo, sempre intermediados pela galeria britânica privada Saatchi International ART Gallery, que o representa no mundo. Quem adquiriu o exemplar foi um colecionador britânico, Gavin Royle.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A obra levou 63 dias para ficar pronta. A tela, executada em acrílico sobre canvas de linho, foi inspirada em um tucano a partir de uma foto do Pantanal. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Oportunidade

Londrina divulga mais de 500 vagas de emprego nesta segunda

Imagem de destaque
Até sexta-feira (17)

Cursinho gratuito no Shangri-La abre inscrições para estudantes de escola pública

Imagem de destaque
Na modalidade EAD

UAB Londrina abre 25 vagas para curso de Administração Pública da UEM

Imagem de destaque
Máxima de 29°C

Sol e calor predominam em Londrina e na região nesta segunda-feira


“O mais comum quando os tucanos comparecem nas obras é sempre de modo integral ou em voos com as asas abertas, mas, desenvolvi um recorte intimista como se estivéssemos observando o animal de muito perto, sem perder toda a potência visual característica de sua exuberância cromática, numa vista perfeitamente lateral, com ênfase nos olhos que são muito enigmáticos”, explica.

Publicidade


Para Condé, esta é uma temática brasileira que repercute muito na Europa. Mesmo assim, o fato de um britânico ter comprado uma obra de arte como essa representa “principalmente a quebra da barreira cultural, onde ele encontrou o que o tocou como arte numa obra estrangeira”. 


Afinal, o colecionador tinha 1,4 milhão de opções de obras de arte de mais de 97 mil artistas. Mas, escolheu justamente a de um londrinense. 


“Mais do que uma conquista de divisas culturais para o Brasil, na prática, é quase inacreditável diante de cenários com esta escala, esta obra inédita ir permanentemente para a Inglaterra”, afirma.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Artista londrinense tem obra exposta em lodge britânico
A tela de um tucano do Pantanal matogrossense, pintada por Christian Steagall-Condé, foi adquirida por um colecionador do Reino Unido
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo