Londrina

Artesanato ajuda jovens a descubrir valor da cidadania

23 jun 2003 às 18:45

Quem viu - e comprou - os produtos artesanais resultantes do Projeto de Oficinas Pedagógicas (POP) da Secretaria Municipal de Ação Social expostos no Terminal Rodoviário de Londrina provavelmente não sabia mas, indiretamente, acabou incentivando dezenas de adolescentes a continuarem distantes dos descaminhos da vida.

Domingo foi a primeira vez que o projeto fez parte da Feira da Oportunidade, mostrando tecidos e papéis artesanais. A feira acontece todos os domingos, das 9 horas da manhã às 15 horas da tarde, na área de compra de passagens do terminal.


A coordenadora do POP, Nanci Fátima Camargo Fenner, diz que o projeto atende uma média mensal de 85 adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Na casa onde são ministradas as oficinas, os alunos com idades que variam de 14 a 18 anos aprendem com as oficinas a terem disciplina e a definirem metas para atingirem seus objetivos.


O principal objetivo do POP, destaca a coordenadora, não é formar o adolescente para uma profissão mas é fazer com que ele descubra o valor da cidadania, do trabalho e da vida.

Além das atividades manuais que desenvolvem, os adolescentes têm uma grade de atividades bastante extensa. Os participantes do POP frequentam aulas de educação sexual, educação para o trânsito, noção de informática e terapia comunitária, ''que discute as angústias e problemas dos jovens''. Para tanto, conta com o apoio de instituições como Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Norte do Paraná (Unopar).


Continue lendo