Londrina

Área nobre de Londrina também ganha parquímetros

13 mar 2011 às 10:26

Começam a funcionar nesta segunda-feira (14), a partir das 8h, 43 parquímetros nas ruas Belo Horizonte, Santos e Paranaguá, que irão ofertar 430 vagas no centro de Londrina. Essa é a terceira etapa de implantação do sistema na cidade, realizada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

O diretor de Trânsito e Transporte da CMTU, Wilson de Jesus, explicou que haverá vagas para motos, com parquímetros próprios que farão a cobrança fracionada, assim como a dos carros, e que as vagas para deficientes e idosos também serão todas demarcadas.


Londrina já conta com 82 parquímetros. Na primeira etapa de implantação, foram instalados 26 parquímetros no centro cívico, e na segunda etapa, 56 aparelhos foram implantados na avenida Bandeirantes, gerando um total de aproximadamente 820 vagas monitoradas pelos aparelhos, que são instalados e mantidos pela Epesmel.


Como usar


O funcionamento dos parquímetros é simples: o motorista deve adquirir um bótom eletrônico junto a um dos orientadores de trânsito da Zona Azul, pelo preço de R$ 7. Por meio do bótom, é possível inserir créditos, de qualquer valor, conforme a necessidade do usuário. Os créditos ficam armazenados e são descontados, conforme o uso dos parquímetros. Para as motocicletas, o aparelho para realizar o procedimento é da cor vermelha. Já para os veículos, o motorista deve carregar seus créditos no parquímetro azul.

Ao estacionar o veículo, o parquímetro registra, pelo bótom, o horário de início da contagem. Ao final, o registro de saída contabiliza o tempo total de estada, calculando o preço pelo uso da vaga. A grande vantagem é que a contabilização é feita por minuto utilizado. O valor é de R$ 0,02 por minuto. O primeiro quarto de hora, contudo, é livre de tarifação.


Continue lendo