Um espesso espelho d'água começa a mudar o cenário, até então desolador, dos lagos Igapós 1 e 2, desde o ano passado vazios. Há uma semana duas comportas foram parcialmente fechadas inundando cerca de 20% da área dos dos dois lagos. Só desta forma os operários que trabalham nas reformas do Igapó poderão concluir os trabalhos de limpeza do fundo dos lagos, feitos com o auxílio de pequenos barcos. O secretário municipal de obras, Aloysio Crescentini de Freitas, mantém a programação da retomada total do enchimento dos lagos para a segunda quinzena deste mês.
Até dez dias atrás o Igapó 2 consistia em um grande buraco, tomado pelo lodo e o mato. Com a conclusão da segunda etapa das reformas - construção da barragem e de um vertedouro no Igapó 2 -, os lagos novamente poderão ser inundados. "Até o final do mês os lagos já estarão totalmente cheios", adianta Freitas.
Nesta segunda-feira ainda, operários faziam a retirada de restos de capim do fundo do Igapó 2. Com a chegada da água é possível também observar com maior frequência a presença das garças. Na sexta-feira serão abertos os envolopes com as propostas para a licitação de execução das obras da terceira fase da revitalização e urbanização do Igapó 2. Conforme Freitas, as obras estão orçadas em R$ 397 mil, e consistem na construção de uma pista de caminhada e iluminação dos arredadores do Igapó 2.
*Leia mais na edição desta terça-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.