Marcus Nunes Filho, 39, é um londrinense que viveu no Brasil até 2006. Naquele ano, ele e a família decidiram se mudar para a Inglaterra e tentar uma vida melhor. Porém, em 2019, a mãe dele, Irani Pinto, 60, sofreu um grave problema de saúde. Teve as duas pernas amputadas após desenvolver trombose aguda abaixo dos joelhos.
Para poder ajudá-la, em 2022, Marcus decidiu correr a Maratona de New Forest, no sul da Inglaterra, e criar o projeto “The Iron Legs Fundraiser”. O projeto foi um sucesso e ele conseguiu arrecadar 30 mil euros para a cirurgia de Irani.
Agora, o londrinense pretende repetir a iniciativa, em Londres, para ajudar projetos sociais que atendem pessoas carentes em Londrina.
Leia mais:
Londrina divulga mais de 500 vagas de emprego nesta segunda
Cursinho gratuito no Shangri-La abre inscrições para estudantes de escola pública
UAB Londrina abre 25 vagas para curso de Administração Pública da UEM
Sol e calor predominam em Londrina e na região nesta segunda-feira
O motorista de empilhadeira conta que a trombose da mãe era do tipo tumoral. A doença ocorre quando um tumor se estende para um vaso sanguíneo, limitando e, possivelmente, interrompendo o fluxo sanguíneo.
A cirurgia era a única solução para sanar infecção grave após a dupla amputação, acabar com a dor nas terminações nervosas e dar acesso para a colocação de próteses nas pernas. "Me sinto muito grato e surpreso por ter chegado tão longe e ter conseguido salvar a vida da minha mãe", conta, orgulhoso.
Além de salvar a vida da mãe, o projeto de corrida também salvou a vida dele próprio.
"Estava passando por um momento muito difícil, inclusive cheguei a tentar suicídio. Mas, decidi parar de me sentir deprimido para investir neste projeto", lembra. O projeto foi um sucesso. Na época, a ação teve a participação de vários famosos, como o jogador Emerson Royal, do Tottenham Hotspurs, que doou uma camisa assinada por ele para a arrecadação de fundos.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: