O prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, reinauguram, nesta segunda-feira (27), às 8h, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Avelino Antônio Vieira (Panissa/Maracanã), localizada na Rua Ginástica Olímpica, 195, Jardim Maracanã, região oeste. A entrega estava prevista para julho deste ano, mas, devido ao abandono e ao furto da fiação, foi necessário readequar o projeto, prolongando a demora.
A unidade foi desativada no início de 2016, após sofrer danos na estrutura provocados por fortes chuvas, e apenas em outubro do ano passado a Prefeitura de Londrina abriu licitação para a reforma do posto. A UBS atende um público de cerca de 15 mil pessoas dos bairros Panissa, Maracanã e Avelino Antônio Vieira e outros dez bairros da zona oeste. Com o posto de saúde fechado, os pacientes precisam se dirigir a outras unidades, como a do Jardim Tokio, distante cinco quilômetros.
Em setembro do ano passado, moradores cansados da demora na reativação do posto de saúde promoveram um protesto em frente à unidade. O edital de licitação da obra só saiu depois do protesto, em novembro daquele ano, mas o início das obras ocorreu em 2017. A reforma foi orçada ainda na gestão passada em R$ 442.3 mil, dos quais pouco mais de R$ 221 mil seriam bancados pela Prefeitura de Londrina e o restante, pelo governo do Estado.