Londrina

Após descarte de restos humanos, IAP promete força tarefa em Londrina

19 nov 2014 às 14:59

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) promove na quinta-feira (20) um encontro para debater a questão de resíduos de serviços de saúde em Londrina.

O chefe do IAP disse ainda que a partir desta reunião os órgãos envolvidos com a fiscalização e vigilância realizarão uma força tarefa na cidade onde todos os estabelecimentos que geram lixo hospitalar serão visitados.


Na semana passada, recicladores encontraram órgãos de seres humanos durante o processo de separação de resíduos realizado em um depósito na avenida Dez de Dezembro. Dois deles chegaram a passar mal após terem contato com os órgãos.


Segundo Raimundo Maia Junior, chefe regional do IAP, o problema do descarte inadequado deste tipo de resíduo é preocupante : "é um material que oferece risco de contaminação para o ser humano e para o meio ambiente. Só este ano registramos cinco ocorrências em Londrina, com lixo de clínicas e hospitais que foram parar em fundos de vales e até em barracão de cooperativa que faz coleta seletiva".

Foram chamados para o debate todos os hospitais, clínicas e laboratórios, além de representantes de órgãos públicos municipais e estaduais. As prefeituras da região de Londrina também foram convidadas para o encontro.


Continue lendo