Após atingir 35ºC durante a semana, Londrina deve registrar 5ºC a partir deste sábado (24), dia em que uma nova frente fria chegará ao município.
De acordo com informações do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), uma massa de ar de origem polar passará por Londrina após chuvas intensas no sábado, registrando cerca de 25 mm. O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná ) prevê que as temperaturas variem entre mínimas de 14ºC e máximas de 20ºC.
No domingo (25), o frio será ainda mais intenso, com mínimas de 9ºC e máximas de 20ºC. Diferentemente de sábado, o primeiro dia da semana não registrará chuvas.
Leia mais:
Saiba qual é o próximo passo após aprovação no Vestibular da UEL
Estudantes comemoram aprovação no vestibular da UEL
Londrina promove primeiro mutirão de entrega do cartão Comida Boa em 2025
Vendas de ingressos de shows da ExpoLondrina começam na terça-feira
Já na segunda-feira (26), o município deve anotar as temperaturas mais baixas da semana, chegando aos 5ºC. As máximas não passarão de 20ºC.
O IDR-PR estima que o frio deve permanecer até quarta-feira (28). A partir de quinta (29), os termômetros voltarão a marcar temperaturas elevadas, atingindo novamente os 30ºC.
Espera-se, ainda, que as cidades do Centro-Sul do Paraná registrem geada no domingo e na segunda, de acordo com o IDR. O Simepar avalia que Guarapuava, por exemplo, terá amplitude térmica de 2ºC a 9ºC no domingo e deve atingir 0ºC na segunda.
Baixa umidade do ar
O IDR também ressalta que a chuva que chegará a Londrina no sábado deve resolver um problema que assola a região há tempos: a baixa umidade do ar.
Segundo dados do instituto, os índices registrados nas últimas semanas são "extremamente preocupantes". Em 20 de agosto, por exemplo, a umidade anotada foi de 28%, número considerado grave pelos riscos que pode causar à saúde.
Algumas regiões do estado chegaram a marcar apenas 12% de umidade. Para estar em um patamar considerado aceitável, o número deve ficar acima de 60%.
A umidade do ar em porcentagens tão baixas traz diversos problemas de saúde à população. Entre eles, ressecamento das mucosas, desidratação, problemas respiratórios, problemas na pele e sangramento nasal.
Leia também: