Apesar das pancadas de chuva que ocorreram em Londrina, a quinta-feira (8) continuará quente. Segundo a previsão do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), a onda de calor está se dissipando aos poucos e deve terminar em definitivo apenas na sexta (9).
Boletim municipal: Londrina tem um óbito e 185 novos casos de coronavírus
Como explica a agrometeorologista Heverly Morais, as chuvas podem ter várias origens. Por um lado, "há chuvas que vêm pelas frentes frias, corredores de umidade que vão se formando". De outro, as chuvas que aconteceram em Londrina na tarde de quarta (7) e na madrugada de quinta, que têm origem local, "se formam rapidamente e são de difícil previsão", segundo Morais. Juntas, elas totalizam 13,2mm, que é todo o acumulado do mês de outubro em Londrina.
Leia mais:
Com apenas 14 anos, menino 'gênio' de Londrina é aprovado em Vestibular da UEL
Família reencontra jovem desaparecido há 4 meses com ajuda de reportagem do Portal Bonde
Secretário do Planejamento em Londrina, Rambalducci quer aliar eficiência e desenvolvimento
Estudante se emociona ao passar em Medicina na UEL depois de 70 vestibulares
A temperatura mínima registrada na estação do instituto nesta manhã foi de 19,4 ºC, a passo que a máxima prevista é de 37 ºC - um pouco a menos do que quarta-feira, quando os termômetros chegaram a 38,9 ºC.
Em virtude da mudança no tempo, na tarde de quarta foram registrados ventos de 48 km/h na estação do Iapar - que são classificados como muitos fortes, atingindo o nível 6 da Escala de Vento Belfort.
De acordo com Morais, tanto nesta quinta quanto na sexta (9) podem acontecer novas pancadas de chuva durante a tarde, especialmente depois das 16h, quando se atinge o pico de calor do dia.