Em comemoração aos 86 anos da cidade de Londrina, o projeto "Memórias, uma reinvenção da cidade jardim” realizará uma iluminação cênica em prédios da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Biblioteca Municipal, Museu de Arte de Londrina e Cine Teatro Ouro Verde. As apresentações começam neste sábado (14) e vão até 13 de dezembro, todos os dias, das 19h às 22h.
Um dos objetivos do evento é despertar uma nova percepção ao público, com referências históricas e afetivas sobre esses edifícios, cuja importância simbólica se mistura à identidade londrinense. Além disso, visa transformar a própria arquitetura em uma tela tridimensional para abrigar referências de imigrantes indígenas, caboclos e negros.
Cada fachada irá receber um tratamento especial de luz para destacar aspectos arquitetônicos em um corredor cultural marcado pelo tempo e história. Os edifícios, que passaram por processos de restauração, serão destacados do cotidiano para construir novas memórias e reavivar as antigas, reafirmando-se como protagonistas do imaginário urbano.
Leia mais:
Cursinho para alunos periféricos comemora aprovações no Vestibular da UEL em Londrina
Saiba qual é o próximo passo após aprovação no Vestibular da UEL
Estudantes comemoram aprovação no vestibular da UEL
Londrina promove primeiro mutirão de entrega do cartão Comida Boa em 2025
Haverá, ainda, uma segunda etapa do projeto nos dias 10 e 11 de dezembro. Nesta fase será apresentado um espetáculo audiovisual capaz de ressaltar, além da beleza arquitetônica, a riqueza imaterial da Biblioteca Municipal. Para isto, será exibido um vídeo mapping, luz e som na fachada do edifício.
Segundo o produtor do projeto, Fabrício Polido, as exibições são uma oportunidade aos londrinenses de conhecer um pouco mais da história do município. "Londrina irá comemorar mais um ano rumo ao centenário, então está é uma oportunidade de conhecer não só os bens materiais da nossa cidade, mas também os imateriais”, explicou.
O projeto "Memórias, uma reinvenção da cidade jardim” conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).
Ficha Técnica:
Idealização e Produção: Fabrício Polido
Composição Sonora e Performance Eletroacústica: Janete El Haouli e José Augusto Mannis
Iluminação Cênica e Coordenação Técnica: Camila Fontes
Vídeo Mapping: Ricardo e Renato Vilarouca
Programação Visual: Visualitá
Assessoria de Imprensa: Ranulfo Pedreiro
Foto: Rei Santos
Vídeo: Luciano Pascoal
Realização: Vila Cultural Flapt!