Motores na rotação total, muito barulho e cerca de 40 mil pessoas. Esta é a expectativa para este domingo no Autódromo Internacional de Londrina, que sedia a quinta das nove etapas do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Por isso mesmo a competitividade deve ser das maiores, até porque o certame entra em sua fase decisiva. Daqui por diante vão surgir realmente quem vai brigar pelo título da temporada 20003.
Na pista, marcas como Mercedes-Benz, Ford, Volkswagen, Iveco, Volvo e Scania se preparam para a 'batalha' da tarde de amanhã, a partir das 14h10. A Rede Bandeirantes mostra a prova ao vivo para todo o País, com geração de imagens da TV Tarobá, de Cascavel. A cronometragem é da Cronomap.
Outra atração para o público será a prova da DTM Pick-up, que terá 30 caminhonetes Courier na pista, a partir das 11 horas. Esta categoria faz as preliminares da F-Truck pelo Brasil, além de ter sede em São Paulo.
Vencedor das três primeiras etapas - Goiânia, Guaporé-RS e Cascavel -, o paulista Djalma Fogaça (Ford), o 'Caipira Voador', não pontuou na etapa passada, em Brasília, em corrida ganha pelo paulista Renato Martins (Volkswagem), lidera o campeonato com 75 pontos, sete a mais que Martins.
''Londrina tem numa pista travada e meus grandes adversários, acho que serão os caminhões da Volkswagen (Renato Martins, Jonatas Borlenghi e Débora Rodrigues)'', diz Fogaça, que não gosta de lembrar a prova de 1999 quando sofreu um acidente, o primeiro grave de sua carreira. Ficou três meses fora das pistas por causa de uma fratura na perna direita ocasionada por um dos acidentes mais graves da Fórmula Truck.
''Não tem nenhuma mágica, a pista de Londrina é travada, perigosa e exige muito arrojo na reta oposta onde a gente anda muito rápido'', conta Renato Martins, recordista de vitórias em Londrina, onde já ganhou em 1998, 2000, 2001 e 2002.
Dois ex-campeões da Fórmula Truck estão de olho grande nesta disputa pela liderança da temporada de 2003: Roberval Andrade (Scania), campeão em 2002 e Wellington Cirino (Mercedes-Benz) campeão em 2001.
Tivemos alguns problemas no acerto do caminhão para o começo da temporada, mas agora estamos prontos para brigar com os ponteiros'', diz com otimismo Andrade. Cirino foi pole em Brasília, na largada, abriu uma boa vantagem logo na primeira volta e quebrou na segunda volta. ''É coisa de corrida. Estava pronto para vencer a primeira do ano mas continuo com a mesma vontade de ganhar'', avisa o campeão de 2001.
O piloto de Francisco Beltrão está confiante na vitória em Londrina e afirma que os técnicos da equipe têm trabalhado com muito afinco para que possa brigar pelo bicampeonato. ''Temos evoluído a cada etapa e em Brasília e o calor foi mais uma vez prejudicial para nós. Quero ganhar em Londrina, dedicar a vitória aos integrantes da equipe e iniciar a reação no campeonato'', finaliza Cirino.