Londrina

Alunos retratam história e problemas do Igapó

12 set 2002 às 10:59

Alunos da 8ª série da Escola Estadual Rui Barbosa, na vila Nova (região central), estão produzindo um trabalho sobre a história do Lago Igapó e a questão do lixo na extensão do lago. O trabalho faz parte do projeto Inter, desenvolvido no ensino fundamental da escola, que consiste na aplicação interdisciplinar de um tema escolhido bimestralmente pelos professores. Neste bimestre, o assunto escolhido foi Meio Ambiente e, especificamente para as oitavas séries, foi determinada a questão do Lago Igapó.

Para realizar o trabalho, o grupo que está estudando o Igapó visitou toda a extensão do lago, desde a nascente (Cambezinho), e ficou surpreso com a poluição. Os estudantes registraram em fotos a paisagem e o lixo acumulado, entrevistaram moradores e pessoas que fazem caminhadas ao redor do lago. Nesta quarta-feira, eles estiveram na Secretaria de Planejamento de Londrina e na Biblioteca Municipal, pesquisando a planta topográfica do Zerão e a história do projeto e da construção do Lago Igapó. Na prefeitura, o grupo também pesquisou fotos antigas do Igapó e de sua construção.


Os alunos que estão estudando o Lago Igapó pretendem apresentar um trabalho no formato de um telejornal. "Esse trabalho é importante para nós, adolescentes, nos preocuparmos em conhecer mais a fundo nossa cidade, em pesquisar os problemas da poluição de nosso cartão postal", disse a aluna Ana Cláudia Zanielli.

Para a estudante Giliane Morante Tureta, a importância do projeto é apontar que a preservação do Igapó é questão de cidadania: "Se cada um tivesse consciência e fizesse sua parte, com certeza iria melhorar a questão da poluição em nossa cidade."


Continue lendo