Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Experiência literária

Alunos da rede municipal de Londrina visitam a 'casa' de Clarice Lispector

Aline Machado Parodi - Especial para a Folha
27 ago 2024 às 11:45

Compartilhar notícia

- Aline Machado Parodi
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A literatura pode ajudar no convívio social e levar as crianças para o universo do faz de conta, onde cada uma faz a sua própria leitura de mundo. Foi assim com os alunos do P5 do CMEI Valéria Veronesi, a Super Creche, quando visitaram a exposição “A Casa que Anda. Que Mistério tem Clarice”. 


A mostra instalada em um caminhão-baú de 15 metros, adaptado para receber mostras itinerantes, ficou estacionada no Parque Municipal Arthur, em Londrina, de 20 a 23 de agosto. Em dias diferentes, várias escolas municipais visitaram a mostra.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A exposição é uma réplica da sala do apartamento de Clarice Lispector e baseada em três livros da autora: "O Mistério do Coelho Pensante", "A Vida Íntima de Laura" e "A Mulher que Matou os Peixes." 

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Diabetes atinge mais de 36 mil londrinenses

Imagem de destaque
Primeiro dia

UEL tem aumento no índice de abstenções no vestibular

Imagem de destaque
Bora?

Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta segunda

Imagem de destaque
Edital aberto

Apesar dos problemas na rodoviária de Londrina, comerciantes desaprovam concessão pública


O caminhão-baú foi adesivado com ilustrações da neta de Clarice, Mariana Valente, que apresenta elementos da vida da escritora como cidades e países que ela visitou e morou, assim como imagens de Clarice entre crianças e animais.

Publicidade


A visita das crianças foi dividida em duas partes. Na primeira, antes mesmo de entrarem no apartamento de Clarice, elas foram apresentadas ao universo da autora e a sua relação com os animais. Do lado de fora, elas viram fragmentos das três histórias da temática da exposição, como a gaiola do coelho pensante, o ovo da galinha Laura e imagens de animais domésticos e de sítio.


Já dentro do caminhão, elas foram transportadas para a vida de Clarice com seus livros, sua máquina de escrever, telefone e objetos que fazem referência aos livros, como um grande espelho com projeção de peixes e o aquário vazio. 

Publicidade


As crianças ainda participaram de atividades como criar pulseiras com elementos da natureza como folhas e flores, que encontraram no estacionamento do Parque Arthur Thomas. Além de desenhar animais.


Cada aluno fez a sua própria leitura da visita. Mas o espelho de peixe e a confecção de pulseiras encantaram a maioria. 


“A gente aprendeu sobre os livros que contavam sobre os animais e a gente pode explorar todas as coisas lá dentro. Depois a gente fez pulseiras com folhas. A moça falou sobre a mulher [Clarice] que fazia coisas de livro”, contou animada Antonella Canazart de Almeida, de 6 anos.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Alunos da rede municipal visitam a 'casa' de Clarice Lispector
Exposição itinerante 'A Casa que Anda' encanta crianças com universo de Clarice Lispector em Londrina, explorando literatura e cidadania.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo