Principal alvo das críticas dos londrinenses, os pombos não são os únicos "vilões" do Bosque Central. Alguns visitantes que passam pela área verde espalham detritos e jogam lixo entre os bancos e árvores.
Na tarde desta quarta-feira (11), a reportagem do Portal Bonde visitou o bosque e encontrou pedaços de papelões, embalagens recicláveis, latinhas, jornais e até o fundo de uma garrafa com água parada.
Segundo o secretário do Ambiente, Cleuber Moraes Brito, um mutirão será realizado no local com a participação da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Secretaria de Agricultura e Abastecimento para remoção de folhas e fezes que estão no solo.
Durante a ação, os detritos encontrados serão retirados da área verde. Além disso, a terra será rastelada e os funcionários vão jogar serrilho no local para diminuir o mau cheiro e risco de proliferação de doenças. "A equipe vai fazer o trabalho com luvas e máscaras para evitar inalação do pó. O mutirão deve acontecer em até 15 dias, pois queremos aproveitar o período de seca para realizar a limpeza. A situação estaria pior se estivesse chovendo", acrescentou.
De acordo com Brito, dois modelos de placas serão instalados no bosque para melhorar as condições do local, no entanto, a compra dos objetos dependem de processo licitatório. As placas vão ter os seguintes dizeres: "Não alimente os pombos" e "Proibido jogar lixo".
"O bosque precisa ter infraestrutura com lixeiras e o trabalho de educação ambiental precisa ser feito. Mas, a população também precisa fazer a sua parte", avaliou.